Regras HBFutsalPT|

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Regras HBFutsalPT|

Mensagem por Spaz3 em Qua Abr 05, 2017 4:32 pm

1. Participação no Campeonato HBFutsalPT
1.1 - Equipas
1.2 - Plantel
1.2.1 - Tamanho do Plantel
1.2.2 - Conta dos jogadores no Fórum
1.3 - Capitão e Sub-Capitão
1.4 - Dissolução de equipas

2. Procedimento do Campeonato HBFutsalPT
2.1 - Calendário
2.2 - Competições do modelo 3x3
2.2.1 - Organização das competições
2.2.2 - Formato dos jogos das competições
2.3 - Critérios de Desempate
2.4 - Defwin e Defloss
2.5 - Transferências
2.5.1 - Transferências no Período de Mercado Limitado
2.5.2 - Transferências no Período de Mercado Ilimitado
2.5.3 - Excepções

3. Conduta nos Jogos do Campeonato HBFutsalPT
3.1 Jogadores
3.2 Equipas
3.3 Jogos e adiamentos                                                                                                  
3.3.1 Antecipação de Jogos
3.4 Faltas de Comparência
3.5 Abandono de jogo
3.6 Substituições
3.7 Host
3.8 Resultado e Rec
3.8.1 Golos marcados no minuto final
3.9 Tópicos das Competições
3.10 Protestos
3.10.1 Utilização do pause (p)

4. Comportamento Anti-Desportivo
4.1 Mau comportamento
4.2 Utilização de métodos proibidos
4.2.1 Utilização de Macro
4.2.2 Utilização de Jogadores fake
4.3 Combinação de resultados

5. Equipas B

6. Alteração das Regras


1.Participação no Campeonato HBPT


1.1 Equipas

Equipas inscritas na 1ª Época do Campeonato HBFutsalPT devem ter um tópico na Secção de Equipas sendo necessário que o líder da equipa crie o tópico da equipa antes do início da prova.

1.2 Plantel

Após as inscrições correspondentes à participação na 1.ª Época, a organização do Campeonato HBFutsalPT disponibilizará a todas as equipas participantes a secção de Transferências, no qual deve ser criado, por todos os capitães de equipa, um tópico referente à sua equipa. Este tópico deverá ser utilizado, numa primeira fase, para a inscrição dos jogadores que iniciarão a época e, numa fase posterior, para a inscrição de novos jogadores, isto é, para as transferências da equipa. A inscrição de jogadores, além de só ser realizada pelo capitão da equipa, terá de incluir o nickname que o jogador normalmente utiliza em jogos e o link da sua conta no fórum.

1.2.1 Tamanho do Plantel

Qualquer equipa que participe no Campeonato HBFutsalPT terá de constituir um plantel de um mínimo de 4 jogadores e um máximo de 10 jogadores. Caso esta condição não seja cumprida, a equipa será excluída, de imediato, da Época.

1.2.2 Conta dos Jogadores no Fórum

A organização do Campeonato HBFutsalPT não permite a realização de jogos oficiais por parte de jogadores que não possuam conta no fórum.

1.3 Capitão e Sub-Capitão

O capitão é o líder de uma equipa e, por isso, é o seu representante. Uma equipa poderá ter um máximo de 2 capitães e um número ilimitado de sub-capitães. A este conjunto de jogadores será encarregue a inscrição de novos jogadores e o adiamento de jogos. A alteração do capitão tem de ser comunicada ao Staff.

1.4 Dissolução de Equipas

Caso uma equipa seja dissolvida no decorrer da  Época, o respectivo capitão será suspenso durante uma época inteira. Os sub-capitães serão suspensos durante meia-época caso o capitão da equipa considere necessário, isto é, caso o capitão considere que o sub-capitão não influenciou ou contribuiu para a dissolução da equipa. Equipas que sejam dissolvidas fora do período de realização da  Época não serão alvo de qualquer suspensão, embora fiquem impedidos de criar uma nova equipa durante 2 meses.

Jogadores pertencentes a uma equipa que seja dissolvida após o início da  Época perderão todos os dados estatísticos (golos marcados e assistências efetuadas) mas os seus jogos continuarão a ser contabilizados, pelo que não poderão jogar oficialmente por outra equipa no decorrer da metade da época em que a dissolução ocorreu (ler regras 2.5 e 3.4).

2. Procedimento do Campeonato HBFutsalPT

2.1 Calendário

A Época será calendarizada semanalmente do seguinte modo:
Durante toda a Época estarão em decurso uma liga de uma liga de 3x3, taças  em formato de Aspirina com grupos mais eliminatórias.

2.2 Competições

2.2.1 Organização das Competições

A realização do modelo 3vs3 será feita apenas com uma divisão. A primeira divisão será disputada por 8 ou 10 equipas - somando um total de 14 ou 18 jornadas. As restantes equipas irão disputar a Novatos League, uma competição aberta à entrada de novas equipas ao longo de toda a época.

2.2.2 Formato dos jogos das Competições

Score limit: 0 Time limit: 2 x 5mins (não serão contabilizados golos em overtime ) Stadium: FUTSAL FEH 1.2 by KyU. A organização do Campeonato HBFutsalPT recomenda o poder de admin apenas aos capitães de cada equipa. Apenas 4 jogadores de cada equipa poderão estar na sala em simultâneo, salvo casos em que o host é um jogador neutro.
Na taça caso o jogo termine empatado procede-se à realização de prolongamento com 2 partes de 3 minutos mais golos de ouro caso o empate se mantenha.

2.3 Critérios de Desempate

A obtenção de pontos é conseguida a partir do seguinte processo:
Vitória - 3 pontos
Empate - 1 ponto
Derrota - 0 pontos
No caso de duas ou mais equipas terem o mesmo número de pontos, são aplicados os seguintes critérios de desempate, por ordem:
Confronto direto (não existe qualquer diferença entre jogos "em casa" e "fora");
Maior diferença entre golos marcados e golos sofridos;
Maior número de golos marcados;
Maior número de vitórias;
Sorteio.

2.4 Defwin e Defloss

Default wins e Default losses são jogos cuja normal realização sofreu alterações. Uma equipa vencerá por Defwin (3-0 a seu favor) quando a equipa adversária comete uma infração às regras (falta de comparência, utilização irregular de jogadores, decurso anormal de um jogo, etc.). Os organizadores terão também o direito de considerar um jogo com dupla Defloss (ler regra 3.3). Quando um jogo é realizado mas posteriormente considerado Defloss, todos os dados estatísticos serão extinguidos, isto é, o jogo é considerado como nunca realizado, embora uma das equipas some 3 pontos.

2.5 Transferências

Após o período de inscrições terminar, todas as equipas participantes do Campeonato terão um tópico próprio na sub-secção Transferências. As equipas deverão utilizar os tópicos respectivos para anunciar as transferências de jogadores. Transferências anunciadas noutro tópico ou secção serão ignoradas e os jogadores não serão considerados inscritos. A transferência de um jogador implica a adição do mesmo ao plantel, continuando a equipa a cumprir a regra 1.3.1.

No caso de entrada de jogadores, a mesma terá de ser anunciada pelo capitão da equipa e, posteriormente, confirmada pelo jogador transferido. No caso de saída de jogadores, a mesma terá de ser anunciada pelo capitão da equipa ou pelo jogador transferido. O não cumprimento deste procedimento tornará a transferência irregular e o jogador em questão não estará inscrito pela equipa em que entrou.

Um jogador regular e oficialmente transferido apenas poderá realizar jogos oficiais caso os três passos acima descritos e abaixo exemplificados sejam completados. Caso uma equipa pretenda contratar um jogador e colocá-lo a jogar no próprio dia, seja este jogo calendarizado ou não, da transferência, poderá fazê-lo, desde que os 3 passos sejam completados antes das 20:30, uma hora antes da hora determinada para a realização do jogos.


Considere-se o seguinte exemplo: o jogador ScoobyDoo é transferido dos ZHC para os GOAT. A transferência deverá ser comunicada da seguinte forma:Tópico dos ZHC - Capitão dos ZHC ou ScoobyDoo anunciam a saída do jogador. Tópico dos GOAT - Capitão dos GOAT anuncia a entrada de ScoobyDoo;Tópico dos GOAT - ScoobyDoo confirma a sua entrada nos GOAT.Uma transferência apenas será válida quando estes três passos forem completados."

Cada jogador pode representar um máximo de 1 equipa por metade de época (2 equipas no total da  Época). Caso um jogador jogue oficialmente por uma equipa numa das metades da época, não pode jogar por outra equipa nessa mesma metade. Caso a transferência seja consumada na primeira metade da  Época e caso o jogador tenha jogado oficialmente nesse período de tempo, este só poderá voltar a jogar oficialmente na segunda parte da  Época.

2.5.1 Transferências no Período de Mercado Limitado

Durante a realização de um campeonato todas as equipas terão um máximo de 8 transferências para efetuar, quer corresponda à transferência de um jogador livre ou de um jogador com equipa. As 8 transferências, correspondentes ao conjunto da  Época, estarão disponíveis para ser efetuadas a qualquer altura do Mercado Limitado.

2.5.2 Transferências no Período de Mercado Ilimitado

Caso uma equipa contrate, na primeira metade da época, um jogador que já tenha efetuado jogos oficiais por outra equipa na 1.ª Época, o jogador não poderá jogar até que seja disputada a segunda parte da época.

Até ao início oficial da 1.ª Época do Campeonato HBFutsalPT, as equipas poderão transferir um conjunto ilimitado de jogadores, os quais devem ser inscritos sem exceder o limite máximo de jogadores inscritos.

2.5.3 Exceções


Caso uma equipa esgote as transferências, mas tenha problemas em realizar jogos por falta de jogadores, o capitão poderá comunicar o caso ao organizador da liga correspondente ou aos organizadores gerais. Após uma análise cuidada, o organizador em questão poderá aceitar ou rejeitar o apelo.

Um jogador considerado livre - que ainda não tenha representado outra equipa no campeonato - poderá jogar jogos adiados.


3. Conduta nos Jogos do Campeonato HBFutsalPT

3.1 Jogadores

Apenas jogadores com conta no fórum e inscritos pela sua equipa poderão jogar partidas oficiais do Campeonato HBFutsalPT. Caso uma equipa utilize, de forma irregular, um jogador, o jogo fica decidido por Defloss contra a equipa infractora e o próprio jogador será penalizado conforme a gravidade do caso. Para evitar posteriores confusões, os jogadores devem utilizar o mesmo nickname que utilizam no fórum.

3.2 Equipas

Todas as equipas deverão comparecer aos jogos nos prazos estipulados pelo organizador. Caso uma equipa não tenha jogadores suficientes ou não compareça ao jogo após o prazo pela organização estipulada (ler regra 3.3), a equipa adversária poderá atribuir Falta de Comparência, cabendo à organização aceitar.

A organização do Campeonato HBFutsalPT não aceitará resultados de jogos cujas equipas tenham menos jogadores do que o modelo de jogo implica (o jogo será considerado Defloss para as equipas que joguem um jogo oficial de 3vs3 com 2 jogadores).



3.3 Jogos e Adiamentos

As equipas terão um número de jogos por semana que tem de jogar de acordo com aquilo que a organização estipular. Os jogos terão dias estipulados para serem realizados e devem ser adiados pelas equipas caso não consigam realizá-los. Para tal cada equipa terá direito a 5 Wildcards que deverá usar nessas situações. Em casos especiais e após a equipa esgotar os wildcards, esta tem o direito de tentar proceder a mais adiamentos, devendo para isso apresentar justificações para tal, cabendo à organização aceitar ou não o adiamento dos jogos.

3.4 Faltas de Comparência

Caso uma equipa perca um total de 3 jogos por Falta de Comparência, a organização do Campeonato HBFutsalPT estudará o caso e poderá banir a equipa das competições da Época.

Caso uma equipa seja banida, todos os jogos até então realizados ou ainda por realizar serão considerados Defloss e todos os dados estatísticos (nomeadamente golos marcados e assistências efetuadas) serão extinguidos. Os jogos efetuados por jogadores pertencentes a uma equipa que seja dissolvida após o início da  Época  serão contabilizados, pelo que não poderão jogar oficialmente por outra equipa caso tenham jogado pela equipa dissolvida.

3.5 Abandono de Jogo

Qualquer jogo das competições oficiais do Campeonato HBFutsalPT terá de ser realizado na sua totalidade. Caso uma equipa abandone o jogo sem o ter completado, perdê-lo-á por Defloss.

Caso a equipa que abandone o jogo esteja a vencê-lo, perderá o mesmo por 3-0. Caso a equipa que abandone o jogo esteja a perdê-lo, serão adicionados 3 golos contra. Em caso de empate, o jogo será considerado 3-0 contra a equipa que abandonou o jogo. Todos os dados estatísticos (golos marcados, assistências efetuadas, etc.) de jogos cujo uma das equipas tenha abandonado o jogo serão extinguidos.

A repetição de abandono de jogos poderá levar à exclusão da equipa do Campeonato HBFutsalPT.

3.6 Substituições

Substituições durante o jogo apenas podem ser efetuadas quando:
o jogo estiver pausado (uma equipa poderá pedir pause e substituir um jogador caso a equipa adversária aceite o pause);
o jogo estiver no intervalo;
um golo é marcado ou sofrido por qualquer uma das equipas.
O Staff do Campeonato HBFutsalPT apela a todas as equipas para que realizem substituições de forma ordenada e conforme as regras ditam, não sendo o organismo responsabilizado por eventuais golos que surjam a partir de uma substituição erradamente realizada.

3.7 Host

Os jogos do Campeonato HBFutsalPT deverão ser efetuados em salas criadas por um jogador pertencente à equipa que carregue o "fator casa", isto é, à equipa que, no calendário da respetiva liga, estiver colocado à esquerda do resultado do jogo. Caso a equipa adversária não consiga realizar, de forma normal, o jogo, poderá procurar um host neutro ou, em último caso, o jogo poderá ser realizado numa sala criada por um jogador pertencente à equipa que carregue o "fator fora".

A paragem do jogo apenas deve ser realizada quando todos os jogadores participantes tiverem lag. A organização do Campeonato HBFutsalPT não se responsabilizará por eventuais breaks ou por golos sofridos resultantes de falhas de jogadores individualmente e constantemente lagados. Caso ambas as equipas não consigam encontrar uma sala que beneficie a ambas, poderão pedir o adiamento de jogo.

3.8 Resultado e Rec

Todos os organizadores disponibilizarão, na sub-secção da liga que organizam, um tópico de introdução de resultados, onde os capitães devem postar os resultados de jogos efetuados pela sua equipa. Assim que o resultado do jogo for postado com o rec correspondente, este será automaticamente válido e o organizador poderá contabilizar quaisquer dados estatísticos que entender (nomeadamente os golos marcados e as assistências realizadas).

O resultado do jogo apenas será valido caso seja postado, também, o rec respetivo. Caso um jogo não seja gravado, cabe ao staff decidir se o jogo é validado ou não, com a penalização de que nunca será contado qualquer dado estatístico, independentemente de os postados pelos capitães corresponderem aos verdadeiros.

Caso o capitão de uma das equipas achar que o jogo não foi realizado de forma justa ou que um golo foi marcado de forma irregular ou injusta, deverá comunicar o caso tanto no tópico de introdução de resultados como no tópico de discussão geral da respectiva competição.

3.8.1 Golos marcados no minuto final

A organização do Campeonato HBFutsalPT apenas validará golos no minuto final caso a bola volte ao meio-campo. Caso um golo seja marcado aos 4/5 minutos e a bola não for a pontapé de saída, o mesmo será anulado e o resultado permanecerá o mesmo, independentemente de o caso ocorrer na primeira ou na segunda parte de um jogo.

3.9 Tópicos das Competições

Todos os organizadores terão à sua disposição um sub-fórum específico para a(s) liga(s) que organizam. Todos os sub-fóruns disponibilizarão os seguintes tópicos:
Classificação e Jornadas: Este tópico será exclusivo aos organizadores e serão de carácter consultivo. Neste tópico estarão presentes, além da classificação e da organização de jornadas, as tabelas estatísticas.
Introdução de Resultados: Todos os jogos oficialmente realizados terão de ser obrigatoriamente postados neste tópico, sendo que nenhum organizador aceitará qualquer resultado postado fora do local destinado. Juntamente com o resultado, o capitão ou sub-capitão deverá postar todos os jogadores que realizaram o jogo, bem como aqueles que marcaram algum golo ou fizeram alguma assistência. Caso uma equipa entenda que um golo da equipa adversária foi marcado de forma irregular, deverá informar o minuto em que o golo ocorreu e, posteriormente, deverá postar o caso na Discussão Geral da competição correspondente.
Discussão Geral: Destinado à discussão de assuntos relacionados com a competição respetiva, este tópico servirá exclusivamente para a postagem de casos ocorridos em jogos, bem como de dúvidas ou opiniões que os participantes da competição tenham. Este tópico será exclusivamente controlado por um organizador, pelo que insultos, spam, flamming e/ou off-topic serão punidos.
Jogos e adiamentos: Este tópico servirá para as equipas fazerem os pedidos de wildcards.. Qualquer processo de adiamento deverá ser comunicado neste tópico, não sendo a organização responsabilizada caso uma equipa perca por Defloss por não ter comunicado com o organizador.

3.10 Protestos (lag, breaks, etc.)

Todas as equipas têm o direito de protestar acerca de uma situação que tenha ocorrido durante um jogo. Caso uma equipa conclua que houve uma situação irregular no decorrer do jogo, deverá avisar durante o jogo que irá realizar um protesto, de modo a que a equipa adversária se encontre informada e não se deixe levar pelo rumo do jogo. De seguida, a equipa deverá postar, no tópico de Discussão Geral da competição correspondente, todas as informações prévias do jogo (jornada, resultado final, link do jogo, etc.), bem como o minuto do lance irregularmente ocorrido e o porquê de estar a realizar o protesto.

A organização do Campeonato HBFutsalPT não se responsabilizará por eventuais breaks ou por golos sofridos resultantes de falhas de jogadores individualmente e constantemente lagados. Caso uma equipa queira protestar um golo sofrido, terá de apresentar, juntamente com as restantes informações, um print que permita à organização a análise correta do lance. Este print terá de apresentar a totalidade do ecrã, nomeadamente os separadores do browser e a barra de tarefas, entre outros dados. É recomendável que o jogador que pretende protestar um lance apresente ainda o seu ping graph.
Todos e quaisquer protestos serão analisados pelos Organizadores Gerais do Campeonato HBFutsalPT, sendo a decisão final comunicada apenas por um deles. Desta forma, a organização do Campeonato HBFutsalPT evitará a resolução incoerente de casos e possibilitará uma melhor organização de todos os casos ocorridos na Época.

3.10.1 Utilização do pause (p)

A utilização do p por parte dos admins deverá acontecer em casos excepcionais, de preferência com aviso prévio (utilizando o chat de jogo, por exemplo) e apenas quando a posse de bola estiver na posse da equipa que quer pedir p (ou num caso de bola "perdida", isto é, quando a bola não pertence a nenhuma equipa), salvo em casos de urgência. Esta utilização deve ser moderada e nunca deve ter em vista fins maliciosos, podendo haver penalizações para a equipa e/ou admins de jogo infractores caso a utilização seja abusiva.

4. Comportamento Anti-Desportivo

4.1 Mau comportamento

A organização do Campeonato HBFutsalPT encontra-se livre de punir qualquer jogador ou equipa antes, durante ou após a realização de um jogo. Dependendo da gravidade da irregularidade pela organização detectada, o jogador punido poderá sofrer um conjunto de penalizações, desde a suspensão de um número de jogos até à sua exclusão das competições oficiais do Campeonato HBFutsalPT. Caso a irregularidade seja pela organização considerada de muito grave, a própria equipa poderá sofrer penalizações.

O silenciamento do fórum consiste no impedimento de um user comunicar, por posts, com qualquer outro user, em qualquer tópico, bem como no impedimento de o jogador participar, pela sua equipa, em jogos oficiais do Campeonato HBFutsalPT, caso o Staff assim entenda que seja necessário. A organização não garante que todas as penalizações garantam o silenciamento, uma vez que poderá recorrer a castigos de menor dimensão (impedimento de jogar apenas um certo jogo ou conjunto de jogos) ou de maior dimensão (um jogador poderá ser banido, o que significa que, além de estar impedido de efetuar jogos oficiais pela equipa, não poderá fazer parte do fórum, isto é, não conseguirá aceder ao fórum de qualquer maneira).

Esta regra aplica-se a irregularidades detectadas durante jogos, no fórum ou na Chatbox do fórum.

4.2 Utilização de métodos proibidos

A utilização de qualquer programa que altere o decurso normal de um jogo ou as capacidades normais de um jogador, bem como a aplicação de esquemas para conseguir vencer um jogo é proibida no Campeonato HBFutsalPT, pelo que a organização é livre de aplicar qualquer castigo que ache necessário para penalizar a equipa infratora.

4.2.1 Utilização de Macro

A utilização de Macro em jogos oficiais do Campeonato HBFutsalPT é proibida. Caso a organização encontre evidências de que um jogador utiliza Macro, o mesmo será imediatamente excluído da Época, podendo ser excluído, também, de épocas posteriores. Caso um jogador de uma equipa consiga provar a utilização de Macro por parte de um jogador adversário, deverá comunicar imediatamente com um dos organizadores gerais, para que o caso seja globalmente analisado e punido.

4.2.2 Utilização de Jogadores fake


A organização do Campeonato HBFutsalPT proíbe a utilização de jogadores fakes, isto é, de jogadores oriundos de outras equipas (ou não) que utilizem o nickname de um jogador da equipa com quem pretende efetuar o fake. Caso a organização descubra um caso deste carácter, o mesmo será analisado e posteriormente serão atribuidos os devidos castigos aos principais responsáveis.

4.3 Combinação de Resultados

A combinação de resultados não é tolerada pela organização do Campeonato HBFutsalPT e é considerada como uma afronta ao próprio Staff do fórum, uma vez que entra em conflito com o respeito que é mostrado às restantes equipas participantes. Caso uma combinação de resultado seja descoberta, a punição à equipa tenderá a ser bastante pesada.

5. Equipas B

A organização do Campeonato HBFutsalPT estabelece que:
a criação de uma equipa B só será permitida caso a equipa A correspondente seja oficial;
uma equipa B terá de ser facilmente identificável a partir do nome da equipa A;
uma equipa B terá de jogar sempre numa divisão abaixo daquela onde participa a equipa A;
uma equipa B só poderá ser inscrita num modelo de competições caso a equipa A esteja também inscrita no modelo;
uma equipa, caso tenha um escalão B, poderá inscrever um máximo de 10 jogadores no seu plantel, os mesmos que a equipa B;
qualquer jogador da equipa B poderá jogar na equipa A, desde que não jogue, na mesma jornada ou no mesmo dia, pela equipa B;
nenhum jogador da equipa A poderá jogar pela equipa B;
caso uma equipa B se dissolva, o capitão punido será o capitão da equipa B e não o capitão da equipa A;

6. Alteração das Regras

As regras a partir deste momento postadas poderão ser alvo de correção, mas apenas caso a organização considere que uma regra está pouco explícita ou que não traduz o valor que devia. No entanto, os organizadores têm o poder de alterar o calendário da competição que organizam caso essa seja a solução mais viável e correta.
avatar
Spaz3
Admin
Admin

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/04/2017
Idade : 16

http://haxballfutsalpt.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum